O Brasil chega ao verão dentro de poucos dias. E uma preocupação dos brasileiros é com a dengue. A época facilita ainda mais a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
![]() |
Dengue, o inimigo em casa |
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira que pelo menos 24 cidades de todo o país estão sob risco de epidemia. Outras 154 cidades estão em estado de alerta. Rio Branco e Porto Velho são duas das capitais que apresentam maior risco. No Sudeste, a situação mais preocupante é a do Rio de Janeiro.
O presidente Lula da Silva fez nesta segunda um apelo aos prefeitos, governadores e também à população para que redobrem a atenção com relação às medidas de combate à dengue com o início do verão.
Lula afirmou que é preciso manter as cidades limpas e conscientizar a população sobre as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença.
"A dengue é sobretudo uma questão de limpeza, de cuidado preventivo. É importante que os prefeitos façam um mutirão de limpeza." E, se dirigindo à população, completou: "Se limpo minha casa e meu vizinho não, posso pegar dengue. É um problema de discutirmos com mais seriedade com a população. Não é um problema do prefeito apenas".
O apelo foi feito por Lula antes do início da cerimônia, no Palácio do Planalto, que formalizou a seleção de projetos e obras do eixo Cidade Melhor do Programa de Aceleração do Crescimento 2.
Do São Bento do Una on Line: dentre as 24 cidades na iminência de sofrerem epidemia de dengue no Brasil, pelo menos 10 são de Pernambuco: Afogados da Ingazeira, Bezerros, Serra Talhada, Ouricuri, Floresta, Santa Cruz do Capibaribe, Timbaúba, Araripina, Pesqueira, Camaragibe.